Não é novidade alguma que The Legend of Zelda se tornou uma das
franquias mais iconicas da história dos games,seja devido a ser a criadora de
uma formula de exploração até hoje utilizada, reter os modelos classicos do
heroismo ou mesmo devido a seus personagens cheios de carisma, a série tomou
rumos históricos.
Mas Hoje, não
falaremos sobre os dias ensolarados nas praias de Wind Waker, mas do clima
perturbador e energico de Majora's Mask,em minha opinião, o melhor game da
franquia.
O que iremos
tratar aqui, especificamente serão as mascaras, sua grande importancia tanto
mecanica quanto integralmente ao game.
As mascaras foram incluídas inicialmente em The Legend Of
Zelda: Ocarina of Time, no ano de 1998, mas em pequena quantidade, sendo itens
de sidequest, conferindo pouca ou nenhuma habilidade especial, estas sendo apenas
parte de uma trading quest.
Entretanto, com o desenvolvimento de Majora’s Mask, estas
foram tomando grandes proporções e importância. E Foi no ano de 2000 que
finalmente o The Legendo f Zelda mais sombrio e distinto até hoje foi lançado.
As Máscaras na Mecanica e Enredo.
As mascaras possuem um papel fundamental para o avanço no
game, inicialmente começamos presos a forma de um Deku, vindos de um mundo
paralelo, ainda perdidos e confusos, nos deparamos com Clock Town, seu ambiente
fervilha vida e agitação, mas a lua no céu já se mostra assustadora, ao
conversarmos com os habitantes e descobrirmos sobre o Carnival of Time, um
grande evento para o povo em comemoração as boas colheitas e ao Ano novo, após
um pequeno período de 3 dias, ainda presos a forma de um frágil ser de madeira,
encontramos e batalhamos contra nosso antagonista secundário, o Skull Kid,
Trajando a Toda poderosa Majora’s Mask.
Após uma árdua,mas fracassada batalha, retornamos ao
primeiro dia, e com ajuda do Happy Mask Salesmen, um personagem que assim como
a Majora’s e a Fiercy Deity Mask, ganharam postagens próprias, retomamos a
forma de Hylian e damos inicio a jogatina, onde num constante ciclo de três
dias, devemos ir e voltar pelo tempo
para derrotar o mal de Majora. Mas, por que temos apenas três dias ? Porque
daqui a três dias, a Lua cairá, sob o poder do Demônio Majora, a Lua está
despencando, e logo nada sobrará, nossa missão? Encontrar os 4 templos, agora
engolidos pelo mal, e acordar 4 poderosos seres adormecidos para que estes
parem a lua.
Majora’s Mask então se desenvolve num ritimo inicialmente
desesperador, onde sentimos medo constante de perder algo, de deixar uma
oportunidade passar, isso até perceber que podemos simplesmente retornar ao
primeiro dia, com o som de uma ocarina como nossa passagem de ida.
Entre as 24 mascaras que podemos obter no jogo, suas
utilidades variam em diversos fatores, algumas como a Blast Mask, adquirida por
uma pequena quest, permite utilizar ataques explosivos equivalentes a uma
bomba, mas estes ainda causaram dano ao jogador, que deve levantar seu escudo
para defender-se.Outras possuem objetivos de seguir linhas diretas de uma
quest, para um objetivo maior, sendo inúteis a maior parte do tempo, algumas
outras como a icônica Mask of Truth, nos permitem saber segredos e nos
comunicarmos com seres que normalmente não iriam falar conosco.
Mas, são as quatro mascaras da linha vertical direita, estas
quatro poderosas e icônicas mascaras que tornam o game tão lendário como ele
realmente é.
Transformações
As Mascaras de transformações permitem ao usuário, no caso,
Link, fundir seu espirito ao de um falecido ser, assim tomando forma semelhante
ao daquele que se encontra preso dentro da mascará.
Deku Link
A primeira mascara que ganhamos é a Deku Mask, que nos
permite nos transformarmos num Deku Scrub, muito provavelmente o espirito da
mascara seria do filho do Deku Butler, ao qual tem seu corpo morto encontrado
próximo ao portal ao qual link utiliza para adentrar Termina.
Como um Deku Scrub, nos é conferido a habilidade de cuspir
Deku Nuts, planar em flores, nos propelirmos aos céus em pequenos canhões
florais, pularmos algumas vezes sobre a água,além de trocarmos nossa clássica
ocarina por um conjunto de instrumentos de sopro.
Goron Link
A transformação seguinte que obtemos é a de Goron, os fortes
seres de pedra,lembrando gorilas, habitantes nativos de vulcões quentes,no caso
de Termina, a Snowhead Mountain, esta se
encontram num inverno congelante e eterno, presos e a beira da morte devido a
magia negra empregada por Skull Kid em suas malcriações, ou por algo que
controla o pobre espantalho. Com seu herói morto, mas não perdido, pois é do
mesmo que a alma da Goron Mask surge, este que pede para que Link o Siga,o
levando a seu tumulo no cemitério dos Gorons, revela que seu nome é Darmani
III, o herói de seu povo, que deu sua vida de forma infrutífera para quebrar a
maldição neles jogada, após a utilização da Song
of Healing, que é um dos principais elementos para a criação das mascaras,
o espirito se torna uma mascara de pedra, que ao utilizada torna Link num
grande e de feliz aparência ,Goron, com imensa força física e capacidade de
lidar com poderosas bombas, além de poder rolar a grandes velocidades, chegando
ao ponto de liberar espinhos pelo corpo,e permitindo momentos de grande
diversão, seu instrumento são uma série de tambores , com um som e ar ritualísticos
e tribais.
Zora Link
O Zora Link, por sua vez, é talvez o com a história de
origem e morte mais triste, a de um musico e pai.Mikau, Guitarrista da banda
The Indigo-Go’s, formada por um grupo de Zoras,
a Vocalista Lulu,contra-parte De Termina para a Princesa Ruto, tem seus
ovos roubados por um grupo de Gerudos, e é fortemente indicado que o pai seria
o próprio Mikau,em uma tentativa desesperada de recuperar sua prole e trazer a
voz e sorriso da Amada, Mikau entrou no forte Gerudo,mas sem sucesso foi
derrotado e gravemente ferido, mas não sucumbe aos ferimentos até Link o
encontrar em Great Bay e ter sua alma tornada em uma mascara, como um ultimo
pedido ao herói do tempo, que o mesmo retorne os ovos a sua mãe.
Como um Zora Link possui a habilidade de nadar e mergulhar,
fazendo estes com grande maestria e velocidade, além de possuir barbatanas
afiadas e arremessáveis, capazes de lidar um dano considerável,a mascara tem
como principal função a exploração de ambientes aquáticos, mas uma característica
única possui uma vantagem sobre as outras, que sou, por natureza, obrigado a
destacar, além de ser uma habilidade extremamente poderosa, a barreira possui
um belo design, sendo uma parede protetora e elétrica que causa danos aos
inimigos a volta de de Zora Link quando o mesmo se encontra dentro da água, mas
o que talvez mais roube a cena seja seu instrumento musical.
A Guitarra feita com o esqueleto de um peixe, além de
possuir uma beleza estética espetacular, é dotada de um sentimento de lembrança
e contemplação, pois a mesma era a Guitarra de Mikau, agora apenas uma lembrança
a se comtemplar .A guitarra ainda possui a melhor sonoridade em minha opinião.
Algo a se Dizer também é o fato do chapéu dele ser agora
parte de sua cabeça.
Fierce Deity Mask
Esta que é a Suprema Transformação do game, a origem desta é envolva em mistérios, e eu ainda farei
uma postagem detalhada sobre teorias quanto a origem dela, mas o que sabemos é
que a ganhamos através da obtenção das outras 23 mascaras, já no ultimo estágio
do game, na lua, seu poder é absoluto comparado a qualquer outra mascara, e por
razões de gameplay, ela é utilizada apenas em batalhas contra os chefes.
Em sua descrição é dito que dentro dela esta contido um mal
ainda maior que a própria Majora’s Mask contem, o que nos leva a crer que tipo
de entidade estaria habitando ela.Quando equipada, Link passa por uma
transformação, que, mesmo comparada as demais, que são obviamente dolorosas ao
Hero of Time Fisica e Emocionalmente, não se comparam a Deity Mask, talvez
devido ao grande poder que ela contem.Na Forma de Fierce Deity, Link toma sua aparência
adulta,mas com os olhos brancos e um semblante de raiva,além de tatuagens no
rosto, ou pinturas, e uma grande espada, a Double Helix Sword, está que é
considera a arma mais poderosa no game, e em questões de Lore rivaliza, se não
supera a Master Sword em poder bruto, está lâmina de duas mãos libera rajadas
de energia, sem o consumo de mágica,além de causar um grande dano aos inimigos
.
Apesar de a vontade de eu falar tudo que sei sobre a Fierce
Deity Mask ser enorme, irei guardar o assunto para outro dia.
Por fim, está postagem se trata para demonstrar como as
máscaras possuem uma grande importância dentro do universo de Majora’s
Mask,sendo a principal matriz mecânica, e adjunto ao ambiente, sendo o mais
importante e marcante para a historia do Game,Majora’s Mask ainda ira ganhar
uma verdadeira analise ,mas essa vai demorar ainda parar sair porque seria algo
absurdamente extenso.
Por hora é só, agradeço a todo a atenção dada, tenham uma
ótima noite,tarde ou manhã, Até a próxima.
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