``Nunca consegui entender o motivo de certos rumores se espalharem tão rapidamente, apenas sei que em sua maioria é porque há alguma morte ligada...´´
-Se parar para notar, essa frase é idêntica a que coloquei no post sobre The Ring.
Saudações leitores, como têm passado ? Espero que tenham tido dias terríveis igual eu, de qualquer forma. Hoje irei falar de um assunto que tratei no post que fiz sobre The Ring há uns 2 meses. Que é sobre rumores, existem diversos tipos de rumores, mas os que viralizam são os que são bem negativos. Tipo :"Alguém entro nessa casa e acordo no dia seguinte com o pau pequeno"(que medo...). Mas enfim, o que rumores tem haver com o post de hoje ? Simples, pois o jogo que estou falando é sobre RUMORES. Estou falando do sombrio Shin Megami Tensei: Persona 2 Innocent Sin.
Se você está familiarizado com Persona, deve conhecer como franquia de games mais otaku que existe, mas nem sempre foi assim.
Em 1992, nasce um RPG lançado para PC Engine e Super Nintendo, Shin Megami Tensei que foi lançado pela Atlus. A franquia fez um sucesso considerável no oriente, e teve diversos games e spin offs. Mas teve um Spin-off que trouxe fama para a franquia no Ocidente, essa era a franquia Persona.
Inicialmente Persona era só mais um spin-off genérico de Shin Megami Tensei, tendo os mesmos sistemas, coma exceção dos Personas que eram representações das personalidades dos Protagonistas.
Com o sucesso do primeiro jogo, veio Innocent Sin, seguia os mesmos moldes de seu antecessor mas trouxe inovações e mudanças. Para muitos Innocent Sin é o melhor jogo da franquia, sendo considerado o RPG perfeito, ou aquilo que persona deveria ter sempre sido. O jogo só possuía um único defeito, o final. Simples, não tinha.
Seu final era um OUTRO jogo chamado Shin Megami Tensei 2: Eternal Punishment.
Por que a Atlus decidiu fazer dois Personas 2 ? Não sei dizer, mas creio que eles não conseguiram colocar tudo que queriam em um único jogo e tiveram que fazer uma duologia, e é a explicação que mais faria sentido. Mas não faz. Não irei falar sobre isso agora.
-Se parar para notar, essa frase é idêntica a que coloquei no post sobre The Ring.
Saudações leitores, como têm passado ? Espero que tenham tido dias terríveis igual eu, de qualquer forma. Hoje irei falar de um assunto que tratei no post que fiz sobre The Ring há uns 2 meses. Que é sobre rumores, existem diversos tipos de rumores, mas os que viralizam são os que são bem negativos. Tipo :"Alguém entro nessa casa e acordo no dia seguinte com o pau pequeno"(que medo...). Mas enfim, o que rumores tem haver com o post de hoje ? Simples, pois o jogo que estou falando é sobre RUMORES. Estou falando do sombrio Shin Megami Tensei: Persona 2 Innocent Sin.
Se você está familiarizado com Persona, deve conhecer como franquia de games mais otaku que existe, mas nem sempre foi assim.
Em 1992, nasce um RPG lançado para PC Engine e Super Nintendo, Shin Megami Tensei que foi lançado pela Atlus. A franquia fez um sucesso considerável no oriente, e teve diversos games e spin offs. Mas teve um Spin-off que trouxe fama para a franquia no Ocidente, essa era a franquia Persona.
Inicialmente Persona era só mais um spin-off genérico de Shin Megami Tensei, tendo os mesmos sistemas, coma exceção dos Personas que eram representações das personalidades dos Protagonistas.
Com o sucesso do primeiro jogo, veio Innocent Sin, seguia os mesmos moldes de seu antecessor mas trouxe inovações e mudanças. Para muitos Innocent Sin é o melhor jogo da franquia, sendo considerado o RPG perfeito, ou aquilo que persona deveria ter sempre sido. O jogo só possuía um único defeito, o final. Simples, não tinha.
Seu final era um OUTRO jogo chamado Shin Megami Tensei 2: Eternal Punishment.
Por que a Atlus decidiu fazer dois Personas 2 ? Não sei dizer, mas creio que eles não conseguiram colocar tudo que queriam em um único jogo e tiveram que fazer uma duologia, e é a explicação que mais faria sentido. Mas não faz. Não irei falar sobre isso agora.
Enredo
Na opinião de muitos, inclusive a minha. Innocent Sin possui o melhor ENREDO e o melhor DESENVOLVIMENTO de toda a franquia Persona.
O protagonista é ninguém menos do que o delinquente Tatsuya Suou(é possível mudar o nome dele, mas eu nunca fiz isso), ele é um garoto muito calado e é bastante criticado por isso, inicialmente achei que isso fosse pelo fato de praticamente todo protagonista de RPG ser um cara caladão, mas com o decorrer da trama descobrimos que há um motivo para isso.
Eu quero falar dos personagens antes, pois acredito que eles sejam o ponto forte do jogo.
Eikichi Mishima, chamado no jogo frequentemente de Michel(sei lá porque). Ele é um completo narcisista e sonha ser um astro do rock, me lembra eu mesmo tanto é que é meu personagem favorito. Mas nem sempre foi assim, antes ele era um garoto gordo que acabou namorando a mina mais gata da escola que era frequentemente zoada por namorar um garoto gordo. No fim ela terminou com ele e o choque o fez mudar completamente de personalidade e aparência se tornando em quem ele é atualmente.
Lisa Silverman, filha de pais americanos mas nasceu no Japão. Por ter sido crescida naturalizada no Japão, ela não sabe uma sequer palavra em inglês e acha isso normal, mas as pessoas ao seu rodar vêm isso como um problema e ela passou por dificuldades. Ela também tem problemas com os pais que a obrigam a agir como uma garota japonesa tradicional e ela se recusa. Ela demonstra ser uma pessoa animada e energética, além de se considerar a garota mais gata da escola, mas assim como Eikichi e Tatasuya ela apenas usa uma máscara para esconder quem ela realmente é.
Yukino, era uma das protagonistas do Persona 1 e é de grande ajuda nesse jogo. Ela aparece juntamente com Maya, dizendo trabalhar de meio período como fotografa e participa de matérias envolvendo rumores. Como eu não joguei muito persona 1, até porque o JOGO CORROMPEU POR MOTIVOS DESCONHECIDOS não irei me aprofundar muito sobre a personagem agora.
Maya Amano, uma das personagens mais importantes do jogo. É uma repórter da revista Coolest, e investiga rumores como por exemplo o do Joker.
Jun Kurosu, um garoto frágil e bondoso, que passou por diversos problemas devido á sua personalidade. Entra para substituir Yukino que acabou se retirando uma hora, não vou entrar em detalhes sobre isso.
Joker(não confundir com o alter ego do protagonista de Persona 5), é inicialmente revelado como o antagonista inicial do jogo. Havia um rumor de que se fosse invocado ele poderia realizar qualquer desejo, mas caso o desejo não fosse pedido ele levaria a alma de quem o invocou. O que era inicialmente um rumor, se tornou realidade. Joker demonstra conhecer Tatsuya, Ekichi e Lisa e possui um profundo ódio por eles especialmente pelo Tatsuya, mas eles afirmam não se lembrar do que fizeram a ele.
Enfim, por que falei dos personagens ? Como eu disse, eles são o ponto forte do jogo. Os personagens são extremamente profundos, e o desenvolvimento deles e do universo é fantástico e é apresentado de uma forma perfeita.
No universo de Persona 2, o Mundo Real foi afetado por um poder sombrio que torna todos os rumores em realidade, tanto é que uma mecânica do jogo é espalhar rumores para que se tornem realidade e isso ajuda muito com o desenrolar do jogo. As pessoas começam a temer os inúmeros demônios que aparecem misteriosamente.
No jogo há também a Velvet Room, local que é presente em todos os jogos da franquia. E nela temos pessoas que nos ajudam a invocar personas, dentre elas está Igor o personagem mais famoso da franquia, presente em praticamente todo jogo da franquia.
O que é essa sala é um mistério nunca solucionado, mas seus residentes sempre ajudaram os protagonistas com os personas. Nesse jogo para invocar personas, deve ser ter uma quantidade X de cartas de tarô, e como se consegue essas cartas ? Simples, com os inimigos.
"AAAA ENTENDI EU DEVO MATAR OS INIMIGOS PARA CONSEGUIR AS CARTAS ?"
NÃO
Isso que eu acho sensacional no jogo, para conseguir essas cartas você deve conversar com os demônios ao invés de combatê-los, e se virar amigo deles eles ou te dão uma carta ou fazem um pacto contigo(ainda não entendi bem esse lance dos pactos) ou até mesmo curam seu HP ou status negativos.
Conseguir essas malditas cartas é essencial para o jogo. Pois existem diversos tipos de personas com diversos tipos de poderes que são úteis em determinadas batalhas, um diferencial que esse jogo têm de seus sucessores é o fato de todos os personagens poderem invocar mais de um persona. Algo que faz sentido, pois durante o dia a dia passamos por diversas mudanças de comportamento como raiva, tristeza.
Mas, a partir do 3 somente o protagonista possui esse poder enquanto os outros possuem seus próprios personas, enfim o conceito de personas mudou muito a partir do 3 em diante.
No jogo existe também as FUSION SPELLS, mas o que é isso ? Bem é quando dois ou mais personagens fazem uma combinação de feitiços e acaba gerando um feitiço mais OP. Como por exemplo, "magia de fogo" + "magia de vento"= Furacão de fogo.
Isso pode ser selecionado antes de atacar o inimigo ou você descobre sozinho quando for fazer os feitiços com os personagens durante o combate. E sempre que os personagens fazem isso eles fazem uma pose '-' ...
A trilha sonora do jogo é sensacional, ela é sombria e combina com os momentos. E o melhor, na versão de psp é possível selecionar entre a ost original do ps1 e a nova do psp, ambas são boas.
A sim, demorei para falar desse problema..
Inicialmente o jogo foi lançado no playstation 1, mas ele não veio para o Ocidente. Somente veio o Eternal Punishment e esse ainda teve mudanças para ficar mais americanizado e mais suavizado, o mesmo aconteceu com o Persona 1 infelizmente. Porém, a Atlus foi experta e relançou o jogo para o PSP do jeito que deveria ter sido(persona 1 também teve para PSP, mas a OST fico uma merda e muitos a odeiam e se recusam a jogar o jogo por conta dela).
Agora...os rumores.
Como eu havia dito, os rumores são algo chave no jogo. Pois eles estão se tornando realidade, e isso influencia na jogabilidade. Um exemplo ? Havia um rumor de que a moça do restaurante de Lamén era uma ex-espiã e vendia armas, mas era somente um rumor. Porém, no jogo existe uma firma de detetives que investiga rumores, e se pagarmos eles espalham rumores para nós e ao fazerem isso ELES SE TORNAM REALIDADE. E adivinha só ? Aconteceu de que o rumor da moça vender armas se tornou real.
Podemos usar esse recurso para realizar side quests e avançar na história, e eu achei ele único e interessante pois é a melhor forma de retratar esse frágil universo onde a ficção e o real estão em choque.
Enfim, esse post acaba por aqui. Eu comecei a jogar esse jogo há um tempo e estou amando ele, gostei dele mais do que o próprio Persona 3 e olha que eu amo esse jogo. Pretendo falar dos outros jogos da franquia, mas irei fazer isso quando PERSONA 1 PARAR DE CORROMPER SEMPRE QUE EU BAIXO DE NOVO! E talvez eu precise jogar Eternal Punishment em emulador de PS1 porque não vejo coisas boas sobre a versão de PSP se é que ela exista...
Enfim até a próxima.
-See you space,cowboy...
Joker(não confundir com o alter ego do protagonista de Persona 5), é inicialmente revelado como o antagonista inicial do jogo. Havia um rumor de que se fosse invocado ele poderia realizar qualquer desejo, mas caso o desejo não fosse pedido ele levaria a alma de quem o invocou. O que era inicialmente um rumor, se tornou realidade. Joker demonstra conhecer Tatsuya, Ekichi e Lisa e possui um profundo ódio por eles especialmente pelo Tatsuya, mas eles afirmam não se lembrar do que fizeram a ele.
Enfim, por que falei dos personagens ? Como eu disse, eles são o ponto forte do jogo. Os personagens são extremamente profundos, e o desenvolvimento deles e do universo é fantástico e é apresentado de uma forma perfeita.
No universo de Persona 2, o Mundo Real foi afetado por um poder sombrio que torna todos os rumores em realidade, tanto é que uma mecânica do jogo é espalhar rumores para que se tornem realidade e isso ajuda muito com o desenrolar do jogo. As pessoas começam a temer os inúmeros demônios que aparecem misteriosamente.
No jogo há também a Velvet Room, local que é presente em todos os jogos da franquia. E nela temos pessoas que nos ajudam a invocar personas, dentre elas está Igor o personagem mais famoso da franquia, presente em praticamente todo jogo da franquia.
O que é essa sala é um mistério nunca solucionado, mas seus residentes sempre ajudaram os protagonistas com os personas. Nesse jogo para invocar personas, deve ser ter uma quantidade X de cartas de tarô, e como se consegue essas cartas ? Simples, com os inimigos.
"AAAA ENTENDI EU DEVO MATAR OS INIMIGOS PARA CONSEGUIR AS CARTAS ?"
NÃO
Isso que eu acho sensacional no jogo, para conseguir essas cartas você deve conversar com os demônios ao invés de combatê-los, e se virar amigo deles eles ou te dão uma carta ou fazem um pacto contigo(ainda não entendi bem esse lance dos pactos) ou até mesmo curam seu HP ou status negativos.
Conseguir essas malditas cartas é essencial para o jogo. Pois existem diversos tipos de personas com diversos tipos de poderes que são úteis em determinadas batalhas, um diferencial que esse jogo têm de seus sucessores é o fato de todos os personagens poderem invocar mais de um persona. Algo que faz sentido, pois durante o dia a dia passamos por diversas mudanças de comportamento como raiva, tristeza.
Mas, a partir do 3 somente o protagonista possui esse poder enquanto os outros possuem seus próprios personas, enfim o conceito de personas mudou muito a partir do 3 em diante.
No jogo existe também as FUSION SPELLS, mas o que é isso ? Bem é quando dois ou mais personagens fazem uma combinação de feitiços e acaba gerando um feitiço mais OP. Como por exemplo, "magia de fogo" + "magia de vento"= Furacão de fogo.
Isso pode ser selecionado antes de atacar o inimigo ou você descobre sozinho quando for fazer os feitiços com os personagens durante o combate. E sempre que os personagens fazem isso eles fazem uma pose '-' ...
A trilha sonora do jogo é sensacional, ela é sombria e combina com os momentos. E o melhor, na versão de psp é possível selecionar entre a ost original do ps1 e a nova do psp, ambas são boas.
A sim, demorei para falar desse problema..
Inicialmente o jogo foi lançado no playstation 1, mas ele não veio para o Ocidente. Somente veio o Eternal Punishment e esse ainda teve mudanças para ficar mais americanizado e mais suavizado, o mesmo aconteceu com o Persona 1 infelizmente. Porém, a Atlus foi experta e relançou o jogo para o PSP do jeito que deveria ter sido(persona 1 também teve para PSP, mas a OST fico uma merda e muitos a odeiam e se recusam a jogar o jogo por conta dela).
Agora...os rumores.
Como eu havia dito, os rumores são algo chave no jogo. Pois eles estão se tornando realidade, e isso influencia na jogabilidade. Um exemplo ? Havia um rumor de que a moça do restaurante de Lamén era uma ex-espiã e vendia armas, mas era somente um rumor. Porém, no jogo existe uma firma de detetives que investiga rumores, e se pagarmos eles espalham rumores para nós e ao fazerem isso ELES SE TORNAM REALIDADE. E adivinha só ? Aconteceu de que o rumor da moça vender armas se tornou real.
Podemos usar esse recurso para realizar side quests e avançar na história, e eu achei ele único e interessante pois é a melhor forma de retratar esse frágil universo onde a ficção e o real estão em choque.
Enfim, esse post acaba por aqui. Eu comecei a jogar esse jogo há um tempo e estou amando ele, gostei dele mais do que o próprio Persona 3 e olha que eu amo esse jogo. Pretendo falar dos outros jogos da franquia, mas irei fazer isso quando PERSONA 1 PARAR DE CORROMPER SEMPRE QUE EU BAIXO DE NOVO! E talvez eu precise jogar Eternal Punishment em emulador de PS1 porque não vejo coisas boas sobre a versão de PSP se é que ela exista...
Enfim até a próxima.
-See you space,cowboy...
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