Eae meus compatriotas otakus, aqui é o Constantine e hoje venho falar de um dos meus animes/mangás favoritos que é Jojo Bizarre Adventures. Irei começar falando do primeiro arco Phantom Blood que é o arco menos popular da série mas apesar de tudo é o que começa toda a jornada da família Joestar.
O mangá originalmente publicado em 1987, escrito pelo Hirohiko Araki, se passa no século 19 mais precisamente nos anos de 1880. O mangá começa com flashbacks sobre a máscara de pedra, famoso artefato nesse e no próximo arco(esses flashbacks foram cortados no anime para poder avançar mais a história).
Indo ao que importa, lá pelos anos de 1870 uma familia rica inglesa conhecida como os Joestar sofre um acidente enquanto andam de carruagem e são "resgatados" pela família Brando. O patriarca Joestar se sente endividado com isso e diz a Brando que um dia irá recompensá-lo. Na realidade a familia Brando não salva os Joestar, eles queriam era roubar seus pertences achando que eles estavam mortos.
Alguns anos se passam e somos introduzidos ao protagonista Jonathan Joestar(mais conhecido pelo seu apelido Jojo).
Jojo é de família rica, mas é um bom garoto,puro que vive brincando com seu cãozinho Danny, e em um ato de cavalheirismo salva a garota Elina Pendleton que acabam se apaixonando. Jonathan era feliz e tinha uma vida alegre até...
Em seguida somos introduzidos ao o outro personagem marcante da história, e também um dos personagens mais populares da série Dio Brando.
Dio Brando é filho do homem que tentou roubar os Joestar, mas o sr.Joestar(pai de Jonathan) acha que o sr.Brando tentou salva-lo e diz que promete recompensá-lo um dia. Ao contrário de Jojo, Dio é pobre e vive uma vida miserável com o monstro do seu pai que fez sua mãe morrer de desgosto, Dio mal espera pelo dia da morte desse lixo. Isso muda quando seu pai morre por uma doença e lhe entrega uma carta destinada ao sr.Joestar pedindo para adotar Dio.
Dio acaba entrando na vida de Jojo, e no instante em que ele chega na mansão dos Joestar ele chuta o cachorro da familia Danny e é aí que conhecemos quem Dio é de verdade. A vida de Jojo vira em um inferno, Dio vive importunando o rapaz, faz o pai de Jonathan brigar com ele e faz todos os amigos de Jojo o odiarem. O objetivo de Dio é deixar Jojo infeliz, alem de herdar a fortuna dos Joestar.
Enfim, sete anos se passam e vemos os dois rapazes,agora crescidos e bombados jogando uma partida de Rugby juntos na faculdade. Os dois parecem ter virado amigos, mas isso é apenas uma grande mentira de ambos.
Lembram da máscara de pedra que mencionei ? Bem, ela está em posse dos Joestar há anos e Jojo é fascinado por ela e descobriu que ao jogar sangue nela ela solta espinhos. Acontece que ela acaba indo parar nas mãos de Dio que descobre o real propósito dela, que é transformar quem a usa em Vampiros.
Bem bem agora vamos começar a minha crítica. O primeiro arco de Jojo é o menos popular da franquia, o enredo é clichê, e para piorar no anime eles cortaram um monte de cenas importantes do mangá somente para a história avançar mais e chegar logo na parte 3 que foi a que popularizou a obra.
Muitos personagens aparecem do nada e somem do nada, como o Zeppeli ou a Erina que some do nada e volta do nada. Mas apesar de tudo, você gosta de alguns personagens como o Zeppeli ou Dio Brando que acabou sendo o personagem mais popular do arco(mais que o Jojo). Em compensação é dificil achar quem goste de Jonathan, sendo lembrado como o pior Jojo. Sério, ninguém (com exceção de mim) gosta dele, o cara é inocente demais e muito ingênuo. Sem falar no Speedwagon, personagem que só fica na dele o tempo todo além de ser um completo inútil(para ser mais sincero ele não sabia o que fazer o tempo todo e não se adaptava as situações).
A forma como a obra segue é meio que...apressado demais...é uma costura atrás da outra, o autor tenta fazer com que fiquemos tristes com a morte de personagens que simplesmente não fazem presença e tenta nos chocar com cenas meio que inesperados(apesar de ser meio clichê realmente tiveram cenas que me deixaram boquiaberto), os traços do mangá são bons e o anime pqp que coisa linda.
A técnica de luta que era usado nos dois primeiros arcos era o Hamon, ela usa a respiração para fazer o corpo humano transmitir ondas de energia similares a Energia Solar, a principal fraqueza dos vampiros. Os usuários dessa técnica podem se recuperar de ferimentos graves mais facilmente e podem aumentar sua força. Mas essa técnica não foi muito popular sendo substituida pelos Stands na parte 3.
Já falei das poses ? Ironicamente uma coisa que fico popular em Jojo, além dos visuais extravagantes dos personagens, foram as poses que praticamente todo mundo faz antes, durante e depois de todas as lutas. O mangaka se baseia em poses de modelos para poder desenhar e em capas de musicas, e isso foi algo que popularizo muito a obra apesar de não ser muito boa.
Sem falar das inumeras referências ao rock, como Dio ser vocalista de uma banda, Speedwagon ser o nome de uma banda, Zeppelin sendo o mais óbvio, enfim eu poderia fazer um post a parte falando de todas as referências ao rock.
As cenas de luta são boas, têm bastante porradaria e sangue(o anime tem censura infelizmente) e as ost combinam muito com a atmosfera. Jojo é especialista em fazer aberturas boas.
Quero falar um pouco do Dio, vejo muita gente dizendo que ele é um vilão raso, a pessoa que diz isso deve não ter visto o anime ou lido o mangá, Dio teve uma infância fodida com um pai horrível e acaba se tornando pior que o pai, ele não teve as influências positivas que Jojo teve. Talvez sua maldade e psicopatia seja de nascença, mas sua infância fodida foi o que ativou sua maldade.
Recomendo jojo, mas não esperem uma obra com um enredo bom, esperem algo que possa diverti-los e se animarem. A primeira parte de jojo não foi muita boa mas garanto que dai pra frente só melhora. Em breve irei falar da parte 2:Battle Tendency.
-See you space,cowboy...
Comentários
Postar um comentário